sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Galáxias e Constelações - Pegasus


Galáxia Anã Esferoidal

A Galáxia Anã Esferoidal de Pegasus (também conhecida como Andrômeda VI ou Peg dSph) é uma galáxia anã esferoidal localizada a aproximadamente 2,7 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Pegasus. A Anã de Pegasus é um membro do Grupo Local e uma galáxia satélite da Galáxia de Andrômeda (M31).



A Anã Esferoidal de Pegasus é uma galáxia com principalmente populações estelares pobres em metais. Sua metalicidade é [Fe/H] ≃ −1,3. Está localizada a uma ascensão reta de 23h 51m 46,3s e uma declinação de 24° 34′ 57,0″ no sistema equatorial de coordenadas (época J2000), e numa distância de 820 ± 20 kpc da Terra e uma distância de 294 ± 8 kpc da Galáxia de Andrômeda.

A Anã Esferoidal de Pegasus foi descoberta em 1999 por vários autores no segundo filme Palomar Sky Survey (POSS-II).
Fonte: Wikipédia


Galáxia Anã Irregular

A Galáxia Anã Irregular de Pegasus, PegDIG (do inglês Pegasus Dwarf Irregular Galaxy) ou Galáxia Anã de Pegasus é uma galáxia anã irregular localizada na constelação de Pegasus. De magnitude aparente 13,2, é uma galáxia de baixa luminosidade superficial. Foi descoberta na década de 1950 por Albert G. Wilson.

Com um diâmetro de aproximadamente 1 000 anos-luz, é uma galáxia com população estelar de baixa metalicidade. Embora tenha havido certa controvérsia em quanto à distância desta galáxia, com valores entre 2,5 e 6 milhões de anos-luz, a distância mais aceita em comum é 3 milhões de anos-luz, o que a situa dentro do Grupo Local.

A Galáxia Anã de Pegasus não deve ser confundida com Andrômeda VI, também chamada de Galáxia Anã Esferoidal de Pegasus(Peg dSph) ou Pegasus II.
Fonte: Wikipédia


Constelação


Pegasus, o Cavalo Alado, é uma constelação do hemisfério celestial norte. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Pegasi.

As constelações vizinhas são Andrômeda, Lagarto, Cisne, Raposa, Golfinho, Potro, situando-se a norte de Aquário e Peixes.

Alpha Pegasi (Markab), Beta Pegasi (Beta-Scheat), e Gamma Pegasi (Gama-Algenil), em conjunto com Alpha Andromedae (Alpheratz, Sirrah ou alfa-Andrómeda-Sirrah) formam o grande asterismo conhecido como Quadrado do Pégaso. A estrela 51 Pegasi é notável por ser a primeira estrela parecida com o Sol a ter um planeta extrassolar conhecido.
Fonte: Wikipédia


Esta é uma constelação de origem bastante antiga. Pégaso é fácil de se encontrar no céu através da localização do célebre quadrado formado por três das suas estrelas mais brilhantes e pela componente principal de Andrômeda (asterismo conhecido como "Quadrado de Pégaso" que é facilmente observado na figura ao lado), tendo como referência a vizinhança das constelações da Águia, Cassiopeia e Cisne.

Não é uma constelação que apresente estrelas brilhantes, mas pela razão apresentada acima acaba por não levantar dificuldades no que diz respeito à localização.

Pégaso representa o mítico cavalo alado tão conhecido do imaginário universal. Referencias a ele já se encontram nas antigas tábuas do vale de Eufrades e nas moedas gregas cunhadas no século IV a.C.

Segundo a lenda grega mais popularizada, teria nascido do sangue do monstro morto por Perseu, a Medusa, cujo olhar petrificava todo o ser que o contemplasse. Segundo uma das versões do mito, Perseu usou a cabeça decapitada da Medusa para petrificar o monstro marinho Cetus, a Baleia, evitando que devorasse a princesa Andrômeda.

No episódio em que Perseu a decapitou, Pégaso nasceu do sangue derramado pela Medusa, voando de imediato para o monte Hélicon, onde habitavam as Musas da Beócia. Com um coice abriu numa rocha uma fonte, cuja água possuía o poder de atribuir a mestria na poesia a quem dela bebesse.

Num episódio posterior, Pégaso foi domado por Belerofonte, mítico herói grego que matou o monstro Quimera montando o cavalo alado. Tomado pela sua ambição, Belerofonte quis voar até aos deuses, no monte Olimpo, mas foi atirado de volta à Terra.

Pégaso foi usado durante algum tempo por Zeus para carregar os seus relâmpagos e trovões, sendo por fim colocado no céu pelo líder dos deuses.

De referir que algumas lendas bastante difundidas contam que Pégaso teria sido o cavalo alado de Perseu, mas estas baseiam-se numa corrupção da mitologia clássica feita durante a época do Renascimento.
Fonte: Explicatorium


Nenhum comentário:

Postar um comentário