sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Galáxias e Constelações - Cassiopeia



Galáxia

A Galáxia Anã de Cassiopeia (também conhecida como Andrômeda VII) é uma galáxia anã esferoidal a aproximadamente 2,58 milhões de anos-luz de distância na constelação de Cassiopeia. A Anã de Cassiopeia faz parte do Grupo Local de galáxias e é uma galáxia satélite da Galáxia de Andrômeda (M31).



A Anã de Cassiopeia foi encontrada em 1998, juntamente com o Anã de Pegasus, por uma equipe de astrônomos (Karachentsev e Kashibadze) na Rússia e na Ucrânia. A Anã de Cassiopeia e a Anã de Pegasus estão mais longe de M31 que suas outras galáxias companheiras conhecidas, mas ainda aparecem vinculadas a ela pela gravidade. A galáxia tampouco contém quaisquer jovens, massivas estrelas ou mostra vestígios de formação estelar recente. Em vez disso, ambas parecem dominadas por estrelas muito antigas, com idades de até 10000 milhões de anos.
Fonte: Wikipédia


Constelação

























Cassiopeia é o nome de uma constelação próxima do pólo norte celeste, com cerca de 30 estrelas visíveis a olho nu. Cassiopeia é uma constelação do hemisfério celestial norte. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Cassiopeiae.

As constelações vizinhas são Camelopardalis, Cepheus, Lacerta, Andrômeda e Perseus.



A figura formada pelas estrelas próximas à constelação de Cepheus lembra a de uma figura humana sentada num trono – só que de cabeça para baixo. Para os gregos, isso representava a punição por um crime severo e logo associaram essa constelação ao mito de Cassiopeia: a vaidosa rainha da Ethiopia que comparou sua beleza à das Nereidas, entre as quais se contava Anfitrite, a esposa de Poseidon. Como punição, o deus dos mares exigiu que sua filha, Andrômeda, fosse sacrificada ao monstro Cetus (uma besta similar a uma baleia) para que seu país não fosse inundado pelas ondas de Poseidon.
Fonte: Wikipédia


Um comentário:

  1. Ana Caroline, Cassiopeia e anã de Cassiopeia são as mesmas " coisas " ??
    .....
    Meu nome é Rafael Farias.

    ResponderExcluir